Desenvolvimento Integrado

Desde 2005, a Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira (ADITM), trabalha no objetivo de desenvolver políticas públicas para o desenvolvimento da região de uma forma pioneira, unindo os estados de São Paulo e Minas Gerais em ações conjuntas que promovem o território em benefício da população e para o bem-estar do turista, ambos conscientes de seu papel na utilização dos recursos da natureza.

 

O objetivo da Associação é valorizar as características de cada localidade e implementar programas de cooperação mútua entre o poder público e o privado. A ADITM deseja unir mais municípios em sua jornada em prol de um território grandioso em extensão e em potencialidades. Atualmente, sete cidade compõem o Território Mantiqueira: Campos do Jordão, Cristina, Gonçalves, Maria da Fé, Monteiro Lobato, Piranguçu e Santo Antônio do Pinhal.

logo ADITM.png

Um legado para a região

Uma das primeiras ações da Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira (ADITM) foi em 2005, em parceria com o Programa Brasil Próximo de Cooperação Internacional entre Brasil e Itália. Esta parceria com os estados da Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria, teve como objetivo viabilizar projetos de cooperação com foco no desenvolvimento local. A proposta de valorizar competências específicas e iniciar um intercâmbio de experiências de políticas públicas brasileiras bem-sucedidas e ações baseadas no conceito italiano de desenvolvimento foi implementado em cinco territórios brasileiros. No caso do Território Mantiqueira, o foco de trabalho foi a gestão integrada do turismo, iniciada entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.

 

O programa completou 10 anos em 2015 e muitas foram as experiências, desafios e aprendizados para a região, que incluiu desde visitas técnicas entre os dois países, como também a inventariação turística e o planejamento e execução de ações de desenvolvimento.

 

Atualmente, a ADITM é composta por representantes do poder público dos sete municípios associados. Desta forma, é possível dar continuidade na missão de integrar mais cidades da Serra da Mantiqueira para que o trabalho de gestão territorial voltado para o turismo possa se expandir e se consolidar. Por meio da formulação de novas políticas públicas e da captação de novas parcerias nacionais e internacionais, a Associação de Desenvolvimento Integrado segue como um importante instrumento para o crescimento turístico e sustentável do Território Mantiqueira.

 

Saiba como associar o seu município na ADITM: executivo@territoriomantiqueira.com.br

Nossas publicações

Diretoria Executiva

Daniela de Cássia Santos Brito – Prefeita de Monteiro Lobato-SP

Presidente

 

Ricardo Pereira Azevedo – Prefeito de Cristina-MG

Vice-presidente

 

Clodomiro Júnior – Prefeito de Santo Antônio do Pinhal-SP

Diretor financeiro