Monteiro Lobato

Berço da Literatura Infantil

Monteiro Lobato oferece aos turistas suas belas paisagens com muito verde e tranquilidade. O município fundado por tropeiros e imigrantes italianos, possui hoje 50,80% de seu território formado por vegetações nativas pertencentes aos domínios da Mata Atlântica.

 

A cidade é reconhecida pelo legado cultural deixado pelo escritor José Bento Monteiro Lobato, que residiu no município no período de 1911 até 1917, quando se inspirou para a criação das histórias da boneca Emília, Tia Nastácia, Dona Benta, Jeca Tatu entre outros personagens do Sítio do Picapau Amarelo. O encantamento criado pelo escritor permeia toda a cidade. É possível andar pela Rua do Visconde, estudar na Escola Narizinho Arrebitado e visitar a cachoeira do Reino das Águas Claras. 

 

O visitante que deseja desbravar Monteiro Lobato irá se deparar com boas práticas de turismo sustentável com destaque na preservação da natureza, no incentivo do artesanato e na gastronomia e tradições caipiras.

Busto.jpg

Pontos Turísticos Indispensáveis

Sítio do Picapau Amarelo.jpg

Fazenda Buquira - Sítio do Picapau Amarelo

Bairro do Souza.jpg

Bairro do Souza

Cachoeira Reino da Água Claras.jpg

Cachoeira Reino da Águas Claras

Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso.jpg

Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso

Veja com os próprios olhos

Um pouco mais!

Monteiro Lobato-SP

 

 

Curiosidade: A Fazenda Buquira, localizada em Monteiro Lobato, foi base para a maquete de criação do primeiro cenário do programa Sítio do Picapau Amarelo, exibido em 1950 pela TV TUPI. Os atores e diretores fizeram um laboratório no local antes das gravações. Atualmente, a Fazenda Buquira está aberta para visitação.

 

 

Site oficial: www.monteirolobato.sp.gov.br

Secretaria de Turismo: (12) 3979-1314

E-mail: turismo@monteirolobato.sp.gov.br