Território Mantiqueira

“Um destino sem fronteiras”. É assim que podemos apresentar o Território Mantiqueira, um dos lugares mais fascinantes do Brasil. Sua cadeia montanhosa abrange três estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas são nas serras paulistas e mineiras que podemos encontrar os mais altos picos, com altitude que variam entre 700 até 2.798 metros, o que faz da Mantiqueira um destino perfeito para o turismo de aventura e esportes radicais. Além disso, a grande riqueza da região está mesmo na sua diversificada vegetação e nas milhares de nascentes que alimentam importantes bacias hidrográficas e que deram origem ao nome da serra, que em Tupi Guarani quer dizer “montanha que chora”.

 

Todos esses tesouros naturais presentes na Mantiqueira consolidam o propósito de incentivar o ecoturismo, no objetivo de desenvolver esse importante setor econômico entre os municípios localizados em suas montanhas. Além de possibilitar a preservação das matas remanescentes do processo de ocupação, visto que o território já se tornou um roteiro certo para aventureiros e viajantes, que fogem das movimentadas capitais em busca de contato com a natureza, sossego e romantismo.  

 

Atualmente, sete cidades integram o Território Mantiqueira por meio da ADITM. Do lado paulista estão Campos do Jordão, Monteiro Lobato e Santo Antônio do Pinhal. Já no lado mineiro, podemos encontrar os municípios de Cristina, Gonçalves, Maria da Fé e Piranguçu. Todos eles possuem em comum cenários com belas paisagens, matas, cachoeiras, picos e florestas. Eles também expressam uma rica identidade cultural que envolve festas tradicionais, produção associada ao turismo, culinária, música, dança e artesanato.

 

Essas combinações fazem deste lugar um verdadeiro mundo de opções para os visitantes e, principalmente, um orgulho para a sua gente. Enquanto as fronteiras diminuem, o Território Mantiqueira se torna cada vez maior. 

Reserva da Biosfera

A Serra da Mantiqueira é considerada um dos mais importantes ecossistemas brasileiros e figura na lista das Reservas da Biosfera da ONU (Organização das Nações Unidas). A porção da mata atlântica nesta região possui imensas florestas naturais, com destaque para as últimas reservas de araucárias, o pinheiro brasileiro.

 

A diversidade da vida silvestre é outra riqueza das montanhas da Mantiqueira. É possível encontrar animais de pequeno e grande porte no interior das matas. Destacam-se queixadas, veados-campeiro, lobos guará, esquilos, jaguatiricas e a onça parda, além de gaviões, araponga, inhambus, jaçanãs, tucanos, canários, maritacas, pica-paus e gralhas azuis. São mais de 178 espécies de aves, muitas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-peito roxo, uma raridade da serra.

 

Em suas vertentes, encostas e vales, a Mantiqueira apresenta milhares de nascentes. A sua bacia hidrográfica possui 54 importantes córregos e riachos que serpenteiam as montanhas em direção às bacias do Paraíba do Sul e do Rio Grande, em Minas Gerais, um dos formadores do rio Paraná e da bacia do rio da Prata.

 

Com tanta diversidade, o Território Mantiqueira preza pelo uso adequado de seus recursos naturais com a prática do Turismo Sustentável, onde a população e os turistas são conscientes de seu papel.

Reserva da Biosfera.jpg

Cultura e Tradições

Além dos atrativos naturais e as belas paisagens, o Território Mantiqueira é conhecido por suas fortes raízes culturais que abrangem belíssimas festas tradicionais, um rico artesanato, manifestações folclóricas, música e história viva, representada por monumentos, casarões e até mesmo pelos ditos e saberes populares, como lendas e causos que o povo conta.

 

Na parte paulista é possível conhecer a lenda do Saci e as histórias infantis do escritor José Bento Monteiro Lobato, como também se encantar com o artesanato de Santo Antônio do Pinhal, juntamente com sua tradição em viola caipira e festas como a do Santo Padroeiro e Peão de Boiadeiro. Um delicioso contraste com a fina gastronomia de Campos do Jordão, famosa em todo o país e sucesso absoluto em seu Festival de Inverno.

 

Já na parte mineira, o visitante se encanta com os tradicionais desfiles de carros de bois e congadas de Gonçalves, além dos casarões e Museu do Trem e Locomotiva de Cristina, que retratam com fidelidade a história da região. A mesma essência rural pode ser encontrada nos desfiles de cavaleiros e encontro de tropeiros e muladeiros de Piranguçu e nas festas religiosas de Maria da Fé. Uma infinidade de opções culturais e de lazer que o Território Mantiqueira proporciona aos seus visitantes.